#BRUNCHNEWS | Mulheres. 😘
Uma edição repleta de mulheres empoderadas que vieram para inspirar e provar que o poder é gigante e move nações.
💬 BRUNCHPAPO
Conversamos com Carol Marcelino, uma das maiores jornalistas da atualidade e que vem conquistando cada vez mais espaço em frente às telinhas com seu carisma e vasto conhecimento. Confira o papo:
BN: Como está sendo para você essa nova temporada no Sinais Vitais?
Está muito legal. O Sinais Vitais é um programa visa informar os telespectadores de uma forma clara e objetiva. Trabalhar com o Dr. Kalil é um aprendizado diário. Toda a equipe é muito empenhada em levar sempre o melhor programa ao ar.
BN: O tema "saúde" está em seu DNA como jornalista. Isso começou no Bem Estar ou você já havia dominado antes?
Saúde está no meu DNA desde sempre. Fiquei muito em dúvida entre Jornalismo e Medicina na época do vestibular, e optei pela comunicação. Hoje, unir essas duas paixões me deixa completa.
BN: Quais os principais desafios de ser repórter desse segmento?
Eu acho que o principal desafio do repórter, é isso vale para qualquer segmento, é se manter atualizado. Hoje, com as redes sociais nós recebemos informações a cada minuto. São pesquisas, decretos, novidades em volumes muito grandes. Essa tecnologia é rapidez nos ajuda, mas o volume de consumo de informação é muito maior também.
BN: E quais os principais desafios da sua profissão como mulher?
O principal desafio é ter que comprovar a nossa credibilidade. As mulheres são vistas como frágeis, e dentro do jornalismo isso tem mudado.
BN: Pelo 3º ano seguido, você esteve entre os ganhadores do Prêmio Einstein Jornalistas + Admirados de Saúde, Ciência e Bem-Estar. Como é essa sensação e o que te agregou?
A cada ano foi uma experiência diferente e surpreendente. A sensação é de dever cumprido, de muita felicidade e respeito pela minha própria trajetória. Estar ao lado de grandes colegas que eu admiro me deixou muito orgulhosa.
BN: Tem algum sonho como jornalista e mulher que ainda não realizou?
Com certeza. Tenho o sonho de conduzir o meu próprio programa de saúde. Estou muito feliz onde estou hoje, e ainda tenho muito a contribuir. Porém, o meu sonho é ver o Check-Up da Notícia alçando voos maiores.
BN: Você é extremamente inspiradora. O que diria para adolescentes e mulheres que estão iniciando os estudos ou carreira de jornalismo?
Eu digo para persistirem e seguirem os seus instintos. Uma vez um chefe me disse que eu era muito boa para fazer reportagens apenas abordando o tema Carnaval. Eu não absorvi aquele comentário cheio de limitações e preconceitos. Porque eu sabia e sei que eu posso até ser muito boa em Carnaval, mas também sou muito boa em Economia, e principalmente em Saúde. Então, eu acreditei no meu potencial e investi nisso.
BRUNCH NOS EVENTOS
Fomos convidadas pela Link School of Business, faculdade especializada na formação de empreendedores e na construção de empresas inovadoras, para o Link Day, evento exclusivo que revelou as grandes novidades e perspectivas para o ano de 2024 da instituição. O local escolhido para o encontro foi o Rosewood São Paulo, que serviu de palco para Alvaro Schocair, CEO da Link, contar as 5 novidades dos próximos dois anos. São elas:
Construção de MBA
Unidade em Boston
MI5 - veículo de investimento para acelerar negócios criados por alunos
Criação da melhor escola de tecnologia
Novo endereço em SP, o Link Campus, com mais de 8 mil metros quadrados
O evento foi também uma oportunidade única para imergir no universo de empreendedorismo e networking. Conversamos com Luiza Azevedo, Diretora da Link, que nos contou que, pela primeira vez, o encontro foi realizado de forma presencial, com transmissão para alunos do mundo inteiro e que pode ser assistida aqui. “Está sendo incrível a proximidade e as trocas. É uma grande oportunidade de trazer pessoas próximas para ainda mais perto e alcançar quem não consegue estar aqui”, comenta a executiva sobre o formato que deve seguir para as próximas edições. “Os alunos ficam na expectativa sobre as novidades do evento, há um engajamento por parte deles. Inclusive, uma curiosidade é que após 1 ano, eles se tornam sócios da Link”, finaliza Luiza.
Conversamos também outros empreendedores, mas aguardem os próximos capítulos, ou melhor, as próximas edições, para um novo especial.
O lugar de mulher é onde ela quiser!
Parece clichê, mas muita gente ainda não entendeu que uma mulher pode voar longe! E para incentivar a jornada das nossas leitoras, trouxemos 2 histórias inspiradoras de mulheres franqueadas de sucesso. Hoje, mais da metade das franquias em operação no país são gerenciadas por mulheres (54%), segundo amostra da pesquisa “Perfil do Franqueado & Multifranqueado”, realizada em 2023 pela CommUnit, comunidade que conecta o setor do franchising.
Franqueada do Buddha Spa abriu sua primeira unidade em 2021 após vinte anos de trabalho no RH de grandes empresas
Depois de uma trajetória bem-sucedida no mundo corporativo, Fabiana Levalessi entendeu que, para seguir crescendo profissionalmente, sua melhor opção seria partir para o negócio próprio. “A vontade que eu tinha de entregar algumas coisas profissionalmente, eu entreguei tudo o que me propus no mundo corporativo”, conta. Então, depois de duas décadas de trabalho na área de recursos humanos de grandes empresas como Ambev, BRF, Dasa e Neon, no meio da pandemia, em 2020, Fabiana decidiu fazer a passagem de fase, e começou a investigar qual seria o melhor segmento para empreender.
Como já era cliente do Buddha Spa, e sentia que saía melhor a cada atendimento que recebia em uma das unidades da rede, Fabiana acreditou que se tornar franqueada da marca poderia dar vazão ao seu desejo de seguir entregando algo em que acreditasse. “Com o Buddha Spa consigo oferecer para as pessoas aquilo que realmente acredito”, diz, referindo-se à essência da marca, que é valorizar o sentir-se bem de seus clientes com o despertar dos cinco sentidos – o toque da massagem, o visual e o som do ambiente, os aromas usados nas terapias e os chás, que complementam o atendimento.
Além da afinidade pessoal com o Buddha Spa, Fabiana percebeu que o mercado de bem-estar era promissor. “Estávamos na pandemia quando decidi empreender e eu senti que, quando tudo aquilo passasse, um local de cuidado pessoal seria um negócio em conexão com esse novo tempo.”
A percepção de Fabiana estava certa. Uma pesquisa, de 2023, mostrou que o Brasil é o país que mais se preocupa com o bem-estar mental. Segundo o estudo “World Mental Health Day 2023”, feito pela Ipsos em 31 países, a maior parte dos brasileiros diz pensar sobre seu bem-estar mental com frequência (75%) e acredita que ele é tão importante quanto o bem-estar físico (73%).
Vale lembrar que a massagem pode ajudar no combate ao estresse e à ansiedade. O toque e a manipulação da pele, músculos, tendões e ligamentos têm sido usados há milhares de anos em muitas culturas para curar, acalmar e aliviar dores físicas e emocionais.
Existem muitos estudos sobre o efeito terapêutico da massagem, e a maioria das pessoas afirma que seu bem-estar geral melhorou após uma sessão. Pesquisas também sugerem que a massagem provoca mudanças positivas no corpo, incluindo uma diminuição do hormônio do estresse, o cortisol, e aumento da endorfina – um neurotransmissor produzido pelo sistema nervoso central que ajuda a aliviar a dor.
Em 2021, então, Fabiana inaugurou sua primeira unidade, na Vila Madalena, em São Paulo. Pouco tempo depois vieram a segunda, a terceira e a quarta unidades. Além dessas quatro já em operação, a empreendedora vai inaugurar mais duas franquias do Buddha Spa até o meio do ano.
Hoje, empregando cerca de 60 pessoas, conta que precisa de uma equipe para lhe apoiar como multifranqueada. “Quando abri a segunda unidade já contratei uma líder de atendimento, que ficava no dia a dia, uma pessoa administrativo-financeiro e líderes técnicas, enquanto eu administrava também o lançamento das demais franquias”, relembra. “Quando você se torna franqueado de mais de uma unidade tem volume, e isso acaba sendo mais complexo. Mas também tem a escala, que é a grande vantagem e te dá maior poder de negociação.”
Aos 52 anos, ela virou empreendedora
Formada em secretariado executivo e bilíngue, Valeria Soares Russo, hoje com 54 anos, teve uma trajetória profissional de quase duas décadas como secretária executiva na pró-reitoria acadêmica e na reitoria de uma universidade, depois de passar dez anos atuando em multinacionais.
Após essa longa fase como funcionária, Valeria decidiu empreender, e aos 52 anos abriu uma franquia da Nutty Bavarian, de castanhas glaceadas, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. “Tem sido desafiador empreender, mas, apesar de muito trabalho, é bastante prazeroso também, poder proporcionar momentos saborosos e nutritivos as todos os nossos clientes.”
ESTABELECIMENTOS COM CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA AS MULHERES CURTIREM A DATA
O Jacaré Brasa e Chope, localizado no bairro da boêmia Vila Madalena, comemora essa sexta-feira com seu famoso Happy hour, que garante double chopp e caipirinha em dobro durante o período das 16h às 22h.
A confeitaria PikurruchA’S, referência em conceito instagramável desde 2013, com mais de 50 variações de doces e sobremesas, além de drinks e opções salgadas que encantam os olhos e o paladar, vai presentear as mulheres que passarem em sua unidade de Perdizes no dia 08. Em parceria com a Chandon, a casa vai oferecer para elas, a partir das 15h30, o drink Paixão Selvagem, que leva espumante Chandon Passion, creme de pitaya e espuma de gengibre.
Um brinde às mulheres! No café e bistrô Rendez-Vous, que traz o charme de Paris às ruas de Pinheiros desde 2016, comandado pela chef Adriana Silvério, o Dia das Mulheres será marcado por um double de drinks Lillet para todas as mulheres. Basta pedir por um drink da categoria, como Lillet Frosé (R$42), feito com Lillet Rosé, melancia, suco de limão e xarope de açúcar, batidos com bastante gelo, que você ganhará outro!
Nesse dia das mulheres, os bares Salve Jorge e Posto 6 localizados na Vila Madalena e conhecidos por seus drinks e boa gastronomia irão presentear todas as mulheres que passarem em sua unidades com um drink, podendo escolher entre caipirinha de vodka nacional, gin nacional ou moscow mule. A ação irá acontecer até às 20h.
#INDICABRUNCH
A Mag Market, misto de padaria e doceria da chef Tássia Magalhães, à frente também do italiano Nelita, - eleito o melhor da capital paulista pela Folha de S.Paulo - conta com produção 100% artesanal com doces e pães de inspiração francesa, mas com ingredientes brasileiros.
A casa é super elegante com um toque de modernidade nos detalhes! A vitrine é irresistível com uma variedade de pães, folhados e doces fenomenais, como o croissant (R$15, com manteiga ou geleia) e suas variantes, além de doces, como o éclair com recheio de creme de chocolate (R$25). Claro que não pode faltar o bolo de chocolate com calda de chocolate quente (R$36), que é a marca registrada da chef.
📍 Rua Dr. Renato Paes de Barros, 433, Itaim Bibi - São Paulo.