#BRUNCHNEWS | Coldplay está indo embora, mas a Páscoa está chegando!
Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim? O coelho não sabemos, mas essa edição do Brunch traz entrevista com porta-voz da Ferrero e dicas de dar água na boca
💬 BRUNCH PAPO
Uma das épocas mais deliciosas - e chocolatudas - do ano chegou! Está aberta a temporada de Páscoa e o BrunchNews traz um papo exclusivo com o responsável pelas operações comerciais da Ferrero no Brasil, Renato Zanoni, que apresenta as novidades do grupo para este ano e comenta sobre os futuros projetos da marca, destacando os projetos ESG.
BN: Qual é a expectativa da Ferrero em relação à Páscoa neste ano?
RZ: A Páscoa é o momento mais aguardado do ano para a Ferrero. Entendemos que, por tradição, é quando há troca de presentes entre quem se ama, sobretudo ovos de chocolates, símbolo ainda mais forte entre os brasileiros. Além disso, para o próprio setor, a data é de extrema importância, com o varejo de chocolate muito aquecido durante o período.
Sabemos também que a realidade de um Brasil pós-pandemia mudou, principalmente quando falamos de compras online. Com o crescimento da demanda no varejo online, este ano também teremos a venda em uma estratégia omnichannel, com diversos parceiros varejistas disponíveis no canal www.compreferrero.com.br. Nele, o consumidor poderá comprar diretamente do site todo o catálogo de produtos da Ferrero. Neste website, é possível montar um único carrinho de compras com todos os itens desejados, melhorando a experiência de compra de nossos consumidores e aumentando a proximidade deles com todos os produtos.
Por tudo isso, a expectativa desta Páscoa é que ela seja bastante positiva. Esperamos alcançar um crescimento de 10% em volume para este período.
BN: Quais são as apostas da marca para o evento? Tem algum lançamento promissor neste ano?
RZ: Nesta Páscoa, seguimos apostando no nosso portfólio já conhecido, com 25 variedades de ovos de Páscoa. Para o mercado infantil reunimos Kinder®, que traz em seu portfólio cinco opções de ovos de Páscoa incluindo, além dos líderes do segmento, duas linhas licenciadas, Miraculous e Minions. Mas, trouxemos novidades dentro da plataforma ApplayDu, aplicativo da nossa marca Kinder de jogos e brincadeiras para os adultos brincarem com seus pequenos. Estamos incentivando esse universo digital junto das crianças pois entendemos como a diversão das novas gerações mudou, tendo integrado os momentos das brincadeiras físicas à tecnologia.
Já para as linhas de ovos de Páscoa e bombons das marcas Ferrero Rocher e Ferrero Collection acabaram de ganhar uma nova identidade visual, deixando as embalagens mais modernas e premium. Aqui, destacaria o Ovo de Páscoa Ferrero Rocher em Caixa, uma versão com um preço mais competitivo dos Ovos Ferrero Rocher, mas que ainda mantêm uma entrega de experiência premium para o consumidor. Além disso, o Ovo Ferrero Rocher em Caixa também possui uma embalagem diferenciada dos outros ovos de Páscoa da marca, sendo um item altamente apresentável. Também temos a expansão de outra aposta nossa, o Ovo Ferrero Rocher Dark, um chocolate mais intenso que conquistou o paladar dos consumidores. Para se ter uma ideia, o produto foi lançado em 2022 e já se tornou líder do segmento de ovos de chocolate intensos.
BN: Além do mix de produtos de Páscoa, vocês estão com alguns lançamentos para o mercado neste ano. Pode comentar o que podemos esperar de novidades da empresa ainda para 2023?
RZ: Sem dúvida, o mercado de chocolates começa com a Páscoa, a data de venda mais importante para a nossa categoria. Mas, vemos que ainda existe espaço e grandes oportunidades de penetração de nossas marcas entre os consumidores brasileiros e, por isso mesmo, trouxemos algumas inovações em nosso portfólio em 2023. Já colocamos no mercado, um novo produto para compor nosso portfólio nacional: o lançamento Kinder Tronky. Iniciamos sua inserção nacionalmente, também aproveitando a Páscoa, justamente porque sabemos que o fluxo e o interesse do consumidor por chocolates costumam ser maiores durante essa época.
BN: No começo deste ano, vocês reforçaram o compromisso ESG na cadeia produtiva do cacau. Pode comentar sobre as políticas sustentáveis da empresa?
RZ: Nosso compromisso com a sustentabilidade está dividido em quatro grandes pilares: proteção ao meio ambiente, uso de ingredientes de origem sustentável, incentivo ao consumo responsável e empoderamento de pessoas. Trabalhamos arduamente para gerir e reduzir o nosso impacto, aumentando a eficiência ambiental em nossas operações e cadeia de suprimentos, reduzindo emissões e consumo de água e aumentando a circularidade em nossa fabricação e embalagens.
Desde 2019, a Ferrero vem cumprindo compromissos globais de rastreamento nas cadeias produtivas de seus fornecedores para garantir a proteção dos direitos humanos, boas práticas sociais, transparência sobre a origem de seus insumos, proteção ambiental e fornecimento de meios de subsistência que melhorem a produtividade para agricultores e produtores nos 36 países onde atua.
No final de 2022, publicamos o 1º Relatório de Progresso do Cacau, um documento que pontua todos os resultados obtidos por meio do programa de sustentabilidade do cacau da empresa. Para saber com mais detalhes sobre os resultados obtidos neste nosso último relatório, indico acessar o site https://www.ferrerosustainability.com/int/pt-pt. O site é aberto ao público e nele todos os nossos últimos relatórios e resultados obtidos por meio dos nossos programas estão publicados.
BN: Ainda falando sobre ESG, como a marca pretende reforçar esse compromisso em uma época com tanta visibilidade como a Páscoa?
RZ: Nós, da Ferrero, fundamentamos um modelo de negócio que tem como princípio a qualidade e a sustentabilidade em tudo o que fazemos. Apenas desta forma conseguimos garantir a melhor experiência de compra e de consumo de forma consistente.
Um exemplo é o empenho que fazemos para que a experiência premium seja também consistente em toda a cadeia, seja no material que está no PDV e que é produzido com material reciclável; nas embalagens de nossos produtos, que mantém a qualidade e são feitos com materiais cada vez mais recicláveis e com redução de impacto no meio ambiente; ou na atenção que damos à seleção dos melhores ingredientes que compõem nossos produtos.
🎶 BACKSTAGE
Essa semana a banda Coldplay encerrou sua agenda no Brasil (o choro está liberado).
Mesmo você sendo ou não fã da banda, sabemos que não aguentam mais ouvir e ler sobre a polêmica das pulseiras retornáveis. Por isso, queremos ressaltar outro ponto pouco comentado mas tão importante que contribuiu para trazer ainda mais sustentabilidade à turnê por aqui.
Segundo Phil Harvey, a ideia da “Music Of The Spheres World Tour” é reduzir as emissões primárias de carbono em mais de 50% em comparação com a última turnê da banda. Para alcançar o objetivo, as emissões de frete marítimo e aéreo estão sendo reduzidas pelo uso de biocombustíveis avançados. Para o transporte terrestre, a DHL, empresa de logística internacional, vem proporcionando uma frota de veículos elétricos e caminhões abastecidos com Bio-LNG (gás natural liquefeito de resíduos orgânicos).
Além disso, a produção da banda introduziu uma variedade de outras iniciativas para tornar sua estrutura logística com baixo carbono. Cada show é alimentado por uma mistura de energia renovável (como energia eólica e solar) e biodiesel. A banda ainda aproveita a energia dos fãs através de pisos cinéticos e motos de última geração. O grupo também se comprometeu a plantar uma árvore para cada ingresso vendido e reduzir significativamente mais CO2 do que a turnê produz através do investimento em iniciativas de compensação de carbono.
Não teve a oportunidade de comparecer a um dos shows ou foi e (assim como nós) quer mais? Teremos Coldplay em abril nos cinemas! Garanta seu ingresso para conferir o show gravado ano passado em Buenos Aires.
Agora um apelo da nossa equipe: alguém dá um jeito de fazê-los ter residência permanente no Brasil, por favor? Queremos sempre a energia surreal desse estádio full of stars. Que mês feliz tivemos <3
🎞️ PEGA A PIPOCA
Aposto que você já ouviu falar da série Sucession, né?!
A série queridinha da HBO Max, estreou sua 4ª e final season no último domingo, 26, e bateu recorde de audiência. Succession conta história da disputa pela sucessão da presidência da Waystar Royco, conglomerado estadunidense que atua nos campos do jornalismo, audiovisual, entretenimento, parques e cruzeiros, com sede em Nova York. Fundada há várias décadas pelo patriarca Logan Roy (Brian Cox), imigrante irlandês, hoje em idade avançada e com problemas de saúde, três dos seus quatro filhos vivem em constante disputa para conseguir posições de importância na empresa e alcançar o cargo de CEO, até então ocupado pelo pai.
A série é uma ótima dica para refletir sobre as fragilidades que dominam nossas relações e que tudo gira em torno da busca pela sobrevivência.
Lançada em 2018, a série já venceu duas vezes o Emmy de melhor série dramática, e também levou as estatuetas de melhor ator (para Jeremy Strong), atriz convidada (Cherry Jones), roteiro e direção.
Se você ainda não assistiu, pegue sua pipoca e prepare-se para não tirar os olhos da tela! 👀
#INDICABRUNCH
Existe um lugar em Sampa que roubou nossos corações. O “indica” de hoje é o Coffee and Co. Ipiranga - The Traditional American Coffee Shop. Em nossas visitas ao restaurante, já experimentamos três modalidades do brunch e duas dos risotos. Honestamente?! Não temos um prato preferido, a nota é 10 para todos até agora.
Opções mais completas e que podem até ser divididas: American Breakfast (que vem suco e café) e o Blueberry Pancake. No entanto, não deixe de experimentar o Avocado Toast, o sabor é único, com especiarias que ainda não vimos em outros avocados de brunch.
A casa conta com opções de almoço e jantar também. O ambiente é aconchegante e há opção de ficar na varandinha do lado de fora. Ao fundo, uma padaria takeover de dar água na boca. O @coffeeandcoipiranga funciona todos os dias, das 8h às 21h. O local é pet friendly, possui vallet na porta e um segundo andar para eventos.
O preço médio varia entre R$ 40 e R$ 60. Os pratos são bem servidos. Confira o menu completo aqui. Se prepare para ficar em dúvida, são muitas opções de dar água na boca!
Ponto de melhoria: o atendimento é um pouco demorado e atrapalhado, vários atendentes atendem à mesma mesa, o gera confusões nos pedidos.
REVIEW
Fomos conhecer o Foglia Forneria, localizado na Vila Nova Conceição, em São Paulo, do Grupo Gastronomia MF em parceria com Sergio Degese, Franco Ravioli e o ganhador do Master Chef Lorenzo Ravioli.
O ambiente é amplo e extremamente aconchegante, com pé direito alto e cozinha aberta, além disso, o espaço conta com uma varanda logo na entrada, que deixa a experiência ainda mais agradável. O menu é comandado por Franco e Lorenzo que não pouparam sugestões de pratos e pizzas com sabores diferenciados.
Entre as nossas escolhas, pedimos de entradinha a clássica burrata, com tomatinhos, pesto e manjericão, acompanha pão da casa (R$69,30) e a Polpette della Nonna, Polpetta tradicional de carne acompanha maionese especial da casa (6 unidades - R$53,39). Foi difícil decidir os pratos principais com tantas opções deliciosas, mas optamos pelo Gnocchi da Lorenzo ao creme de queijo Stracchino maçaricado ao perfume de trufas e crocante de pistache (R$ 98,39); o Saltimbocca alla Romana con Risotto ai Formaggi feito com escalopinhos de mignon coberto por sálvia e presunto cru com risoto de queijos (R$ 86,39) e o Paccheri al Gorgonzola e Pesto, massa puxada no creme de gorgonzola e toque especial de pesto (R$84,39).
Para finalizar, pedimos 3 sobremesas que estavam incríveis: Cannoli recheado de creme de ricota e raspas de Laranja, finalizado com pistache (R$ 38,39 - 2 unidades), Banana Flambada com Cointreau, especiarias e sorvete de creme (R$ 35,39) e o Mousse de chocolate com cobertura de chantilly e pistache (R$ 35,39).
Para a Páscoa, os chefs sugerem receitas como: Crudo de Atum e Avocado; Caesar Salad com Camarão; Tagliolini al limone e Camarão e o Saint Peter à Belle Mouniere. O restaurante também estará participando do Restaurant Week.
O Foglia Forneria levou o título de melhor pizzaria da cidade da última edição da Revista Veja Comer & Beber.
Adoro! Quem sabe é agora que eu começo para o Succession. Acho uma série bem importante para entender mais sobre melhor o mercado atual. Ótima edição :)